Subscribe to our newsletter:

Bee Alert

Free
iPhone / iPad
Genres:
  • Utilities
  • Reference
I want this app
Download from AppStore

Bem vindo ao aplicativo Bee Alert, uma plataforma para que apicultores, meliponicultores e a comunidade científica registrem ocorrências de desaparecimento ou mortes de abelhas em seus apiários, contribuindo para a identificação de suas causas e a formação de um senso. Os dados são sigilosos, e serão utilizados para estudos científicos. E você pode ainda decidir se quer ou não que o local de seu apiário apareça neste mapa.
Participe! É rápido. É fácil. É seguro. É importante!

O aplicativo Bee Alert Geolocator é a primeira plataforma de identificação por geolocalização das ocorrências de desaparecimento e mortes de abelhas. Os dados coletados devem ser fornecidos por apicultores, meliponicultores e pela comunidade científica, numa atividade de crowdsourcing. Os dados serão mantidos em sigilo, e apenas a causa apontada na ocorrência será compartilhada, mediante autorização do informante diretamente na plataforma. Os dados serão validados pela equipe do CETAPIS, liderada pelo pesquisador e organizador da campanha “Bee or not to Be?”, Prof. Lionel Segui Gonçalves. Estas informações serão exclusivamente utilizadas para estudos e publicações científicas.

Esta iniciativa está inserida no contexto da campanha “Bee or not to be?” em proteção às abelhas, com o objetivo de ilustrar e tangibilizar o problema do desaparecimento e morte de abelhas. Daí a grande importância em realizar os registros.

O aplicativo Bee Alert recebeu medalha de prata no Concurso de Inovação Apícola do XI Congresso Ibero Latino Americano de Apicultura 2014, e sua utilização passou a ser oficialmente indicada pela FILAPI para todas as confederações que a compõem. Os dados especificamente coletados pelo aplicativo nestes países serão compartilhados com as respectivas lideranças apícolas e científicas de cada país.